Conheça a equipa

Triénio 2016-2019

DireçãoPresidente
(mandato suspenso)
Margarida FrançaAdministradora Hospitalar e Professora Auxiliar Convidada da Universidade Católica Portuguesa - Porto. Mestre em Gestão e Economia da Saúde.
Membro do Accreditation Council e Awards Panel do CHKS desde 2007 e auditora do Programa de Acreditação da mesma entidade.
Auditora do ISQua International Accreditation Programme (IAP).
VogalMargarida EirasMestre em Gestão dos Serviços de Saúde, do INDEG / ISCTE. Licenciada em Radioterapia pela ESTeSL, na qual é docente na licenciatura em Radioterapia e no mestrado em Radiações Aplicadas às Tecnologias da Saúde. Tem vários artigos publicados e apresentações nacionais e internacionais. As áreas de interesse são a radioterapia externa, a qualidade em saúde e a segurança do doente.
VogalMaria Manuela Frederico FerreiraDoutorada em Ciências Empresariais. Professora Coordenadora e Presidente do Conselho para a Qualidade e Avaliação na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. É autora e co-autora de vários trabalhos científicos: apresentações, artigos em revistas especializadas, atas de eventos, livros e capítulos de livros. Atua na área da Saúde, da Enfermagem e da Gestão.
VogalSerafim Barreto GuimarãesMédico Especialista em Nefrologia. Membro da Competência de Emergência da Ordem dos Médicos. Pós-Graduado em Gestão de Unidades de Saúde. Membro da Competência de Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos. Especialista em Farmacologia Clínica pela Ordem dos Médicos. Assistente Graduado de Nefrologia no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, Acionista e Diretor Clínico de Caledial, Centro de Hemodiálise de Gaia, SA. Diretor Clínico e Investigador Principal em Blueclinical - Phase ISerafim Miguel Barreto Guimarães
VogalIris LeiteLicenciada em Economia e pós-graduada em Engenharia Industrial – Especialização em Logística e Distribuição e em Gestão e Direção de Serviços de Saúde. Profissionalmente na área da saúde desde 2006, é atualmente responsável financeira no Hospital de Magalhães Lemos, EPE.
Participou em projetos no âmbito da Qualidade em Saúde e Segurança do Doente a nível europeu: Projeto DUQuE – Deepening our Understanding of Quality Improvement in Europe (2010-2013); HOPE Exchange Programme 2013; Hope Agora Conference “Patient Safety in Practice”, The Hague, 2013.
SuplenteLuis PiscoEspecialista em Medicina Familiar e em Medicina do Trabalho. Competência em Gestão de Serviços de Saúde. Diretor do Instituto da Qualidade em Saúde, 1999-2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários 2005-2010. Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral, 1999-2009. Membro da Direção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar de 2001 a 2007. Representante nacional no EQuiP (Associação Europeia para a Qualidade na Medicina Familiar) em 1991 e de 2002 a 2008 membro do Comité Executivo. Fellow da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Fellow do Royal College of General Practitioners. Professor convidado no Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Lusófona. Membro do Conselho Nacional para a Qualidade na Saúde. Membro até Dezembro 2009 do Editorial Board da Revista “Quality in Primary Care”
Mesa da Assembleia GeralPresidentePedro Ferreirawhite place holder
Vice-PresidenteAna Maria EscovalEconomista, Administradora Hospitalar no Centro Hospitalar Lisboa Norte, Professora convidada na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Coordenadora, em Portugal, do Gabinete HOPE – Federação dos Hospitais da União Europeia e da Federação Internacional dos Hospitais (FIH). Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. É ainda investigadora fundadora do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS).
SecretárioAna Paula Brunowhite place holder
SuplenteAntónio Manuel OliveiraEnfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, com a categoria de Enfermeiro-Chefe. Pós-Graduação em Gestão e Economia da Saúde. Membro da Bolsa de Auditores do Instituto da Qualidade em Saúde / HQS / CHKS. Membro da Comissão de Qualidade e Implementação do Programa de Acreditação no Hospital de Anadia. Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, 2004- 2007. Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros desde 2008. Coordenador Nacional do Observatório da Ordem dos Enfermeiros para os Cuidados de Saúde Primários.
Conselho FiscalPresidenteCarla Gonçalves Pereirawhite place holder
VogalCarlos Manuel Moreirawhite place holder
VogalRui Manuel da Silva Costawhite place holder
SuplenteAntónio Carlos EstevesEnfermeiro Especialista em Reabilitação. Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde. Trabalhou no Instituto da Qualidade em Saúde, 2002-2007. Gestor da Qualidade no Centro Hospitalar do Médio Ave, EPE. Curso de Auditor pela ISO 19011 para a ISO 9001. Membro da equipa de avaliação e melhoria contínua da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados da ARS Norte. Prelector e Professor Convidado em vários Cursos e Escolas, na área da Qualidade e Segurança do Doente.Carlos Esteves